Os dentes são sensuais já que o rosto é a parte mais exposta do corpo e a boca uma característica proeminente. Ter um sorriso saudável e esteticamente belo com dentes claros e alinhados deixou de ser privilégio dos ricos e famosos, pois a Odontologia cosmética está cada vez mais moderna e aprimorada, com técnicas e materiais mais acessíveis. No entanto, a odontologia deve manter o controle da pesquisa e do tratamento para que ocorra a máxima proteção do paciente e das taxas de sucesso da técnica.

Os dentes são sensuais já que o rosto é a parte mais exposta do corpo e a boca uma característica proeminente. Ter um sorriso saudável e esteticamente belo com dentes claros e alinhados deixou de ser privilégio dos ricos e famosos, pois a Odontologia cosmética está cada vez mais moderna e aprimorada, com técnicas e materiais mais acessíveis. No entanto, a odontologia deve manter o controle da pesquisa e do tratamento para que ocorra a máxima proteção do paciente e das taxas de sucesso da técnica. Além disso, os novos equipamentos a luz, como os Leds (luz fria-foto), para a aceleração do clareamento também necessitam de Estudos em longo prazo, que verifiquem o seu verdadeiro valor dentro da técnica geral.

Mas porque será que nossos dentes escorressem com o passar do tempo? Os dentes podem sofrer alterações na sua cor devido a fatores externos (extrínsecos) como o cigarro, café, chá, vinho tinto, refrigerantes de cola e placa bacteriana, que são facilmente removidos no consultório Odontológico, ou interno (intrínsecos) cujos pigmentos estão incorporados dentro da estrutura dental e podem ser adquiridas durante a vida ou ser congênitas. As pigmentações intrínsecas preocupam os dentistas, pois são profundas e necessitam do tratamento específico de CLAREAMENTO DENTAL.

Os melhores casos para o Clareamento dental são os de pacientes com amarelados, íntegros, sem tratamento de canal, com gengivas saudáveis, não fumantes, com boa higiene bucal e pacientes colaboradores. Pacientes com dentes acinzentados, muito restaurados, com tratamento de canal, com alterações gengivais, fumantes e com má higiene dental apresentam a necessidade de um tratamento mais específico, muitas das vezes multidisciplinar, com profissionais que apresentem uma visão ampla de Estética Odontológica.

Qualquer pessoa pode fazer Clareamento, sendo contra-indicado apenas em pacientes grávidas, pacientes com muita sensibilidade, com muitas recessões gengivais, paciente com história de alergia a qualquer componente da fórmula do produto clareador ou pacientes com história de lesões malignas (câncer) ou pré-cancerizáveis bucais.