Existem pessoas que, ao sorrir, mostram quase que inteiramente a gengiva, o que pode tornar-lo pouco atraente e principalmente sem a expressão de sua alegria, escondendo a estética natural dos dentes. Conhecido como sorriso gengival, o problema causa traumas e constrangimentos podendo até tornar inibidas as pessoas que sofrem deste mal. O sorriso gengival pode ser hereditário, causado por gengivites (inflamações na gengiva), aparelhos ortodônticos ou medicamentos e se apresenta em vários graus, desde o mais leve – como o da cantora Wanessa Camargo – até o mais acentuado – com o das atrizes Beth Goulart e Glória Pires.

Na maioria dos casos o sorriso gengival pode ser corrigido de forma fácil, rápida, com anestesia local e sem deixar cicatrizes por meio da técnica da Gengivoplastia (Plástica da Gengiva), que consiste na retirada da gengiva, acompanhando o contorno dos dentes. No entanto, apesar de simples, a técnica necessita de muita habilidade do cirurgião para que o contorno seja realizado corretamente e conferindo naturalidade e suavidade ao seu sorriso.

Para os especialistas, a cantora Wanessa Camargo tem sorriso gengival de grau leve (aparece entre 20% a 40% da gengiva). A correção neste caso é rápida e simples. Já a atriz Glória Pires tinha um grau acentuado (aparece entre 60% e 70% da gengiva) no começo da carreira. Ela passou por duas cirurgias para corrigir o sorriso gengival. A atriz Beth Goulart também tem grau acentuado de sorriso gengival, que pode ser corrigido com uma gengivoplastia.